sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia 9 - San Pedro de Atacama - Salar do Atacama, Toconao, Lagoa Chaxa e Vale Jere - 15/09/2013

Hoje tiramos o dia para descansar. Acordamos as 8:00 e ficamos no quarto, o Glauco dormindo e eu organizando o diário da viagem, as fotos e os vídeos. As 10:00 tomamos um café e voltei ao quarto para terminar de arrumar os arquivos da viagem.
As 14:00hs sai do hotel para almocar e comprar um desodorante novo pois o meu desapareceu da bagagem, comprar umas lembrancinhas para a familia e amigos e também um pouco de agua.
Decidi comer no restaurante La Estaka, que no prato do dia estava servindo um risoto a camarões equatorianos delicioso. Aproveitei para tomar um sorvete de chocolate numa heladeria ao lado. O sorvete deles parace muito com o nosso.
Voltei para o Hotel umas 15:30 para me arrumar para o passeio de hoje, conhecer o Salar de Atacama, que sairia as 16:00hs. Fomos ate o Salar de Atacama e a reserva nacional dos Flamingo, o lago Chaxa. Tambem passamos por um povoado chamado Toconao e também pelo vale Jere que fica ao lado.
O Salar do Atacama tem uma constituição bem diferente do Grande Salar que passamos antes do Paso de Jama, fronteira entre Argentina e Chile, é uma área cheia de pedras na cor de sal, com formas variadas e grandes, meio esponjosas com alguns lagos no meio deste grande campo branco e alguns pássaros e flamingos de 3 especies, vivendo neste habitat. Foi interessante pois ainda não tínhamos visto este tipo de terreno e também não tínhamos encontrado quase vida neste lugar, ainda mais flamingos e outras aves que ao meu ver parecem muito frágeis para viver num lugar como este. Este salar fica a uns 50km de distancia de São Pedro de Atacama. De um lado do salar fica a Cordilheira dos Andes e do outro a Cordilheira de Sal.
Saimos do Salar e fomos conhecer um vilarejo antigo e bem pequeno chamado Toconao, talvez o mais antigo habitado pelos humanos que habitaram a região. Foi la que encontraram a múmia mais antiga, com aproximadamente uns 10.000 anos. A cidade é bem pequena, tem uma praça com uma torre na frente e atrás da torre fica a igrejinha.

Depois de Toconao, passamos no Vale Jere parecia mais um vale como outro um monte de areia e pedra, mas quando chegamos ao mirador, para nossa surpressa no vale existe uma vegetação densa, arvores altas e frutiferas, cortadas por um rio. Um verdadeiro Oasis no meio do deserto, e este realmente é um deles. Existem no total, 14 oasis, no meio do deserto.

Assim terminou o passeio do dia e voltamos para o hotel para um banho rápido e jantarmos novamente. Chegamos no hotel próximo das 20:00hrs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário